DVD GAITA NA FÁBRICA


(Por Juarez Fonseca)

Depois de tudo o que Renato Borghetti já fez em mais de 30 anos de carreira, parecia difícil que pudesse trazer uma grande novidade. Mas é isso o que está acontecendo. Gaita na Fábrica, o novo DVD, que estará à venda no final de setembro, é um trabalho extraordinário realizado por ele, seu quarteto e a equipe da Estação Filmes, com Rene Goya Filho à frente. O título se refere à Fábrica de Gaiteiros, mantida em Barra do Ribeiro pelo Instituto Renato Borghetti de Cultura e Música. O DVD inclui o registro das gravações do novo álbum (que sairá paralelamente), realizadas em um estúdio completo montado no auditório da Fábrica, e um documentário sobre o impressionante projeto, cercando-o por histórias de personagens da Barra do Ribeiro que, por sua vez, remetem à própria história do Rio Grande do Sul.

Rene Goya Filho já produziu vários documentários de qualidade, mas neste é especialmente feliz – talvez seja o melhor filme já feito sobre a música gaúcha. O carisma de Borghetti conduz a ação, entrevistando velhos músicos, moradores e tipos folclóricos em busca da memória da região. As cenas são captadas no ¿habitat¿ dos entrevistados, que pode ser uma casa na zona rural, um rodeio crioulo, um armazém da cidade, um barco de pesca. Rene também faz citações com imagens de filmes antigos. As águas do Guaíba e suas praias são personagens fundamentais, mostradas em todos os horários e situações. No estúdio, os músicos trabalham com a visão permanente do Guaíba, pois a parede do auditório que dá para o rio é totalmente envidraçada, abrindo sempre um cenário vivo e mutante. ¿A água tem uma energia muito forte¿, comenta o gaiteiro.

A trilha sonora é a música que vai sendo gravada por Borghetti com os violões de Daniel Sá, o sax soprano e a flauta de Pedrinho Figueiredo, o piano de Vitor Peixoto. Daniel toca com Borghetti há 28 anos, Pedrinho há 25, Vitor há 10, são músicos de primeiro nível mundial – que, a propósito, partem em 15 de outubro para sua enésima turnê europeia. As novas composições do quarteto, que podem ser vistas/ouvidas no capítulo Músicas do DVD, formam um auge de refinamento da música regional gaúcha, com milonga, chote, chamamé, polca, valsa e direito a dois baiões. Dos quatro arranjos para músicas de outros autores, cito dois: o clássico Alfonsina y el mar, de Ariel Ramírez, e Santa Morena, de Jacob do Bandolim. A trilha provoca uma espécie de epifania na aparente simplicidade do documentário.

GAITA NA FÁBRICA
De Renato Borghetti Quarteto
Estação Filmes/Oficina Brasil, DVD e CD com previsão de lançamento no final de setembro. Mais informações em renatoborghetti.com.br.




Voltar