Encontro Tambores e Gaitas


Noite de encontro entre os Tambores e as Gaitas de Botão.
O Projeto Tamborada foi criado pelo artista Kako Xavier no final de 2009, mas em 2016 se fortaleceu no cenário artístico, quando foi direcionado para os três pilares. Educação, Família e Arte.
Contemplado no Edital Pró Cultura FAC RS - Secretaria de Estado da Cultura, o Projeto Kako Xavier e a Tamborada visitou cinco escolas de diferentes cidades do estado do Rio Grande do Sul, propondo “um dia de arte da escola”, uma das ações do Projeto. Foi apresentado diretamente para um público de 2.000 pessoas - entre alunos, seus pais, professores, diretores e representantes das Secretarias de Educação de cada cidade.
São José do Norte, Alvorada, Barros Cassal, Mostardas e Piratini vivenciaram a história dos tambores dentro das escolas, o artista destaca dentre essas visitas, a presença do Projeto na Escola Onze de Abril, em Mostardas, quando proporcionou o encontro das Irmandades dos Quiqumbís, de Mostardas e a Tribo Maçambiqueira, de Osório com a unidade escolar.
Também aprovado no Pró Cultura de Pelotas, ainda em 2017, o Projeto recebeu seis escolas, em quinze encontros, de diferentes bairros para conhecer mais da história da cultura negra no estado e compor canções. 12 tambores praieiros foram construídos de forma artesanal na sede do Projeto, o espaço cultural A Casa do Tambor, que fica na Praia do Laranjal




Voltar